Caio Fernando Abreu

"Depois de todas as tempestades e naufrágios, o que sobra de mim em mim é cada vez mais essencial e verdadeiro." Caio Fernando Abreu

29 outubro 2008

Um Deus que sorri

"Eu acredito em Deus. Mas não sei se o Deus em que eu acredito é o mesmo Deus em que acredita o balconista, a professora, o porteiro. O Deus em que acredito não foi globalizado.

O Deus com quem converso não é uma pessoa, não é pai de ninguém. É uma idéia, uma energia, uma eminência. Não tem rosto, portanto não tem barba. Não caminha, portanto não carrega um cajado. Não está cansado, portanto não tem trono.

O Deus que me acompanha não é bíblico. Jamais se deixaria resumir por dez mandamentos, algumas parábolas e um pensamento que não se renova. O meu Deus é tão superior quanto o Deus dos outros, mas sua superioridade está na compreensão das diferenças, na aceitação das fraquezas e no estímulo à felicidade.

O Deus em que acredito me ensina a guerrear conforme as armas que tenho e detecta em mim a honestidade dos atos. Não distribui culpas a granel: as minhas são umas, as do vizinho são outras, e nossa penitência é a reflexão. Ave Maria, Pai Nosso, isso qualquer um decora sem saber o que está dizendo. Para o Deus em que acredito, só vale o que se está sentindo.

O Deus em que acredito não condena o prazer. Se ele não tem controle sobre enchentes, guerrilhas e violência, se não tem controle sobre traficantes, corruptos e vigaristas, se não tem controle sobre a miséria, o câncer e as mágoas, então que Deus seria ele se ainda por cima condenasse o que nos resta: o lúdico, o sensorial, a libido que nasce com toda criança e se desenvolve livre, se assim o permitirem?

O Deus em que acredito não é tão bonzinho: me castiga e me deixa uns tempos sozinha. Não me abandona, mas me exije mais do que uma visita à igreja, uma flexão de joelhos e uma doação aos pobres: cobra caro pelos meus erros e não aceita promessas performáticas, como carregar uma cruz gigante nos ombros. A cruz pesa onde tem que pesar: dentro. É onde tudo acontece e tudo se resolve.

Este é o Deus que me acompanha. Um Deus simples. Deus que é Deus não precisa ser difícil e distante, sabe-tudo e vê-tudo. Meu Deus é discreto e otimista. Não se esconde, ao contrário, aparece principalmente nas horas boas para incentivar, para me fazer sentir o quanto vale um pequeno momento grandioso: um abraço numa amiga, uma música na hora certa, um silêncio. É onipresente, mas não onipotente. Meu Deus é humilde. Não posso imaginar um Deus repressor e um Deus que não sorri. Quem não te sorri não é cúmplice."

se expor

"...Você se expõe demais. Ou de menos. Fala muito de você mesmo. Acredita nas mentiras que inventa. Em que erro você se apegou com tamanho carinho que nunca mais conseguiu abandonar?

Eu sei que a gente acerta muito, e os acertos nos transformam em alguém melhor, alguém que evolui, que sobe degraus no conceito da humanidade. A cada acerto somos reinaugurados, ficamos mais longe das nossas imperfeições. Mas é a reincidência nas bobeadas que autentica nosso lado mais verdadeiro, humano e normal."

O amor

Pois que a beber me deste em taça transbordante,
E a fronte no teu colo eu tenho reclinado,
E respirei da tu’alma o hálito inebriante,
- Misterioso perfume à sombra derramado;

Visto que te escutei tanto segredo, tanto!
Que vem do coração, dos íntimos refolhos,
E tive o teu sorriso e enxuguei o teu pranto,
- A boca em minha boca e os olhos nos meus olhos;

Pois que um raio senti do teu astro, querida,
Dissipar-me da fronte as densas brumas frias,
Desde que vi cair na onda da minha vida
A pétala de rosa arrancada aos teus dias…

Posso agora dizer ao tempo, em seus rigores:
- Não envelheço, não! podeis correr, sem calma,
Levando na torrente as vossas murchas flores
Ninguém há de colher a flor que eu tenho n’alma!

Podeis com a asa bater, tentando, sem efeito,
A taça derramar em que me dessedento:
Do que cinzas em vós há mais fogo em meu peito;
E, em mim, há mais amor que em vós esquecimento!

(Tradução: Álvaro Reis)

O divã

" Sempre desprezei as coisas mornas, as coisas que não provocam ódio nem paixão, as coisas definidas como mais ou menos, um filme mais ou menos ,um livro mais ou menos.
Tudo perda de tempo.
Viver tem que ser perturbador, é preciso que nossos anjos e demônios sejam despertados, e com eles sua raiva, seu orgulho, seu asco, sua adoraçao ou seu desprezo.
O que não faz você mover um músculo, o que não faz você estremecer, suar, desatinar, não merece fazer parte da sua biografia "
(trecho de O Divã )

defeitos

"Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que a minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um “não”. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..."

O amor antigo

O amor antigo vive de si mesmo,
não de cultivo alheio ou de presença.
Nada exige, nem pede. Nada espera,
mas do destino vão nega a sentença.

O amor antigo tem raízes fundas,
feitas de sofrimento e de beleza.
Por aquelas mergulha no infinito,
e por estas suplanta a natureza.

Se em toda parte o tempo desmorona
aquilo que foi grande e deslumbrante,
o antigo amor, porém, nunca fenece
e a cada dia surge mais amante.

Mais ardente, mas pobre de esperança.
Mais triste? Não. Ele venceu a dor,
e resplandece no seu canto obscuro,
tanto mais velho quanto mais amor.

(Amar se aprende amando)

mãe não tem fome...

" A mulher partiu o pão em
dois pedaços, entregando-os às crianças,
que o comeram com avidez.
- Não ficou com nada para ela - murmurou o sargento
- Porque não tem fome - disse um soldado
- Porque é mãe - respondeu o sargento."

Corifeu

São demais os perigos desta vida
Para quem tem paixão, principalmente
Quando uma lua surge de repente
E se deixa no céu, como esquecida.

E se ao luar que atua desvairado
Vem se unir uma música qualquer
Aí então é preciso ter cuidado
Porque deve andar perto uma mulher.

Deve andar perto uma mulher que é feita
De música, luar e sentimento
E que a vida não quer, de tão perfeita.

Uma mulher que é como a própria Lua:
Tão linda que só espalha sofrimento
Tão cheia de pudor que vive nua.

lúcida

"Eu sou lúcida na minha loucura, permanente na minha inconstância, inquieta na minha comodidade. Pinto a realidade com alguns sonhos, e transformo alguns sonhos em cenas reais. Choro lágrimas de rir e quando choro pra valer não derramo uma lágrima.

Amo mais do que posso e, por medo, sempre menos do que sou capaz. Busco pelo prazer da paisagem e raramente pela alegre frustração da chegada. Quando me entrego, me atiro e quando recuo não volto mais. Mas não me leve a sério, sei que nada é definitivo. Nem eu sou o que penso que eu sou. Nem nós o que a gente pensa que tem.

Prefiro as noites porque me nutrem na insônia, embora os dias me iluminem quando nasce o sol. Trabalho sem salário e não entendo de economizar. Nem de energia. Esbanjo-me até quando não devo e, vezes sem conta, devo mais do que ganho. Não acredito em duendes, bruxas, fadas ou feitiços. Não vou à missa. Nem faço simpatias. Mas, rezo pra algum anjo de plantão e mascaro minha fé no deus do otimismo. Quando é impossível, debocho. Quando é permitido, duvido.

Não bebo porque só me aceito sóbria, fumo pra enganar a ansiedade e não aposto em jogo de cartas marcadas. Penso mais do que falo. E falo muito, nem sempre o que você quer saber. Eu sei. Gosto de cara lavada — exceto por um traço preto no olhar — pés descalços, nutro uma estranha paixão por camisetas velhas e sinto falta de uma tatuagem no lado esquerdo das costas.

Mas há uma mulher em algum lugar em mim que usa caros perfumes, sedas importadas e brilho no olhar, quando se traveste em sedução.

Se você perceber qualquer tipo de constrangimento, não repare, eu não tenho pudores mas, não raro, sofro de timidez. E note bem: não sou agressiva, mas defensiva. Impaciente onde você vê ousadia. Falta de coragem onde você pensa que é sensatez.

Mas mesmo assim, sempre pinta um momento qualquer em que eu esqueço todos os conselhos e sigo por caminhos escuros. Estranhos desertos. E, ignorando todas as regras, todas as armadilhas dessa vida urbana, dessa violência cotidiana, se você me assalta, eu reajo."

Historinha

Era uma vez... numa terra muito distante...uma princesa linda, independente e cheia de auto-estima. Ela se deparou com uma rã enquanto contemplava a natureza e pensava em como o maravilhoso lago do seu castelo era relaxante e ecológico...
Então, a rã pulou para o seu colo e disse: linda princesa, eu já fui um príncipe muito bonito.Uma bruxa má lançou-me um encanto e transformei-me nesta rã asquerosa. Um beijo teu, no entanto, há de me transformar de novo num belo príncipe e poderemos casar e constituir lar feliz no teu lindo castelo. A tua mãe poderia vir morar conosco e tu poderias preparar o meu jantar, lavar as minhas roupas, criar os nossos filhos e seríamos felizes para sempre...Naquela noite, enquanto saboreava pernas de rã sautée, acompanhadas de um cremoso molho acebolado e de um finíssimo vinho branco, a princesa sorria, pensando consigo mesma:
- Eu, hein?... nem morta!

se eu pudesse

"Se eu pudesse trincar a terra toda
E sentir lhe um paladar,
Seria mais feliz um momento...
Mas eu nem sempre quero ser feliz.
É preciso ser de vez em quando infeliz
Para se poder ser natural...
Nem tudo é dia de sol,
E a chuva, quando falta muito, pede-se
Por isso tomo a infelicidade com a felicidade
Naturalmente, como quem não estranha
Que haja montanhas e planícies
E que haja rochedos e erva...

O que é preciso é ser natural e calmo
Na felicidade ou na infelicidade,
Sentir como quem olha,
Pensar como quem anda,
E quando se vai morrer, lembrar-se de que o dia morre,
E que o poente é belo e é bela a noite que fica...
Assim é e assim seja..."

viajar

"Viajar é transportar-se sem muita bagagem para melhor receber o que as andanças têm a oferecer.
Viajar é despir-se de si mesmo, dos hábitos cotidianos, das reações previsíveis, da rotina imutável, e renascer virgem e curioso, aberto ao que lhe vai ser ensinado.
Viajar é tornar-se um desconhecido e aproveitar as vantagens do anonimato.
Viajar é olhar para dentro e desmascarar-se."
(do texto 'Viajar para dentro')

Fumar

"Mas um homem entrou na Tabacaria (para comprar tabaco?)
E a realidade plausível cai de repente em cima de mim.
Semiergo-me enérgico, convencido, humano,
E vou tencionar escrever estes versos em que digo o contrário.

Acendo um cigarro ao pensar em escrevê-los
E saboreio no cigarro a libertação de todos os pensamentos.
Sigo o fumo como uma rota própria,
E gozo, num momento sensitivo e competente,
A libertação de todas as especulações
E a consciência de que a metafísica é uma consequência de estar mal disposto.

Depois deito-me para trás na cadeira
E continuo fumando.
Enquanto o Destino mo conceder, continuarei fumando."

(Tabacaria - Poemas de Álvaro de Campos)

será que Deus é ela?

Há algum tempo escrevo no Jornal da Imagem, o jornal mensal dos radiologistas de São Paulo. O meu chefe se chama Priscila. Fui convidado a enviar minhas crônicas para a Ser Médico, e quem entrou em contato comigo foram Ivolethe, e mais tarde, Thais. Ainda não tive o prazer de falar com o chefe da redação, que se chama Fátima. Se minhas crônicas forem aceitas outras vezes, passarei a ter uma mais três: quatro chefes. Isto só vem reforçar alguns conceitos anteriormente emitidos, que reafirmo agora.

Minha mulher é, como eu, radiologista. Especializou-se em radiologia das mamas e ficou famosa, sendo conhecida por esse Brasilzão afora. Uma das maneiras de Aldemir Soares se divertir é, com a solenidade inerente ao cargo de presidente do Colégio Brasileiro de Radiologia, me apresentar a quem quer que seja como o “marido da doutora Selma”. Já melhorou muito, porque quando ainda usávamos slides nas conferências, ele me apresentava como “o rapaz que carrega os slides da doutora Selma”. Como há tempos os slides foram abandonados, e há muito mais tempo deixei de ser rapaz, virei simplesmente o marido da doutora. Isso nunca me incomodou. Nem mesmo quando recebemos um convite de casamento endereçado ao “dr. Tufik De Pace Bauab e sra.” e um outro endereçado à “dra. Selma De Pace e marido”.

Não me incomodava. Dois acontecimentos recentes tiraram meu sossego. Uma nossa amiga aniversariou e ofereceu uma festa muito chique, animada, divertida, etc, enfim, como dizem os colunistas sociais de São José do Rio Preto, as bebidas eram néctares dos deuses, a música divina e o jantar se comia de joelhos. Realmente, a festa estava ótima. O que perturbava um pouco era o estado físico e espiritual da aniversariante: macérrima (ou magríssima - vai, chato, corre pegar o dicionário para conferir se não estou escrevendo errado), elegantérrima, alegríssima, etc, etc. E separada do marido há algum tempo. Sabe aquela piada que diz que a maneira mais rápida de se livrar de 60 quilos de gordura inútil é dar um chute no marido?

Parece que para ela a piada se tornou realidade. Todos nós, aqueles maridos orgulhosos, cheios de si, se achando, certos de serem completamente insubstituíveis na vida de nossas esposas, tivemos nossos alicerces abalados. Porque ali estava a prova viva, palpável, que elas podem muito bem viver sem nós, maridos. E aí começou a rolar aquela conversa de que antigamente era melhor, no meu tempo mulher era mulher e homem era homem, cada um no seu lugar, que agora as mulheres estavam independentes, já não precisavam do nosso dinheiro e menos ainda de nosotros. E um dos amigos, abaladíssimo, confessou que se separasse da esposa, talvez tivesse que pedir pensão alimentícia. Elas já estão até se dando o direito de debochar: uma de nossas amigas fala para quem quiser ouvir que se casou com o toureiro e que agora dorme com o touro, de tão gordo que está o marido. E outra diz que o marido está em forma, porque redondo também é uma forma.

O segundo acontecimento foi a Jornada Paulista de Radiologia. Não sei quantas mulheres participaram. Parecia que o ITM havia sido invadido por um mar de saias, mules, sandálias, rasteirinhas, tamancões, saltos agulhas.... Mas o mais notado foi o profissionalismo. Tirando uma ou outra exagerada que insistia em desfilar as glândulas turbinadas (nem precisa de bóia para nadar – flutua no silicone) visíveis pelos decotes e fendas que melhor combinariam em certos ambientes noturnos, o comportamento foi do mais absoluto profissionalismo.

Desde as conferencistas até as moças auxiliares de sala, passando pelas coordenadoras e residentes, fica a impressão de que nós, os machos da espécie, estamos ficando para trás. Está achando exagero meu? Na próxima jornada, vá até a sala de Mama, por exemplo, para ver os pobres coitados com olhar de cachorro que caiu da mudança, perdidos numa avalanche de saltos 12. E a invasão não pára aí. É chocante para nós, homens, a facilidade com que elas saltam de “qual a melhor seqüência para o diagnóstico do hepatocarcinoma” para “você tem que me contar onde comprou essa bolsinha chiquérrima”. Não consigo entender como as mulheres podem mudar de assunto tão rapidamente ou falar de vários assuntos simultâneamente.

Mas se Chico Buarque, poeta e mulherólogo de larga fama e conceito, diz que não consegue penetrar a alma feminina, quem sou eu para tentar entendê-las? Mas se não as entendo, as sinto. Por exemplo, minha mulher é tão perfeccionista que é para mim até um cumprimento que ela me aceite como marido. Já me conformei: acredito que aqui na Terra inevitavelmente perderemos nossos lugares para as mulheres. Nesta vida seremos indubitavelmente chefiados por mulheres, a começar pela Casa Civil.

Minha maior preocupação agora é outra: sempre nos referimos a Deus como Ele. Como ninguém foi até lá para conferir (e voltou) temo que chegando ao Céu eu descubra que, na verdade, Deus é Ela. E o que é pior, que esteja com TPM e que me mande arrumar a cozinha.
(Tufik Bauab é radiologista em São José do Rio Preto)

o valor da mulher

O cara faz um esforço desgraçado para ficar rico pra que? O sujeito quer ficar famoso pra que? O indivíduo malha, faz exercícios pra que? A verdade é que é a mulher o objetivo do homem. Tudo que eu quis dizer é que o homem vive em função de você. Vivem e pensam em você o dia inteiro, a vida inteira... Se você, mulher, não existisse, o mundo não teria ido pra frente. Homem algum iria fazer alguma coisa na vida para impressionar outro homem, para conquistar um sujeito igual a ele, de bigode e tudo. Um mundo só de homens seria o grande erro da criação. Já dizia a velha frase que "atrás de todo homem bem-sucedido existe uma grande mulher".
O dito está envelhecido. Hoje eu diria que "na frente de todo homem
bem-sucedido existe uma grande mulher". É você, mulher, quem impulsiona o mundo. É você quem tem o poder, e não o Homem. É você quem decide a compra do apartamento, a cor do carro, o filme a ser visto, o local das férias. Bendita a hora em que você saiu da cozinha e, bem-sucedida ficou na frente de todos os homens. E, se você que está lendo isto aqui for um homem, tente imaginar a sua vida sem nenhuma mulher. Aí na sua casa, onde você trabalha, na rua. Só homens. Já Pensou? Um casamento sem noiva? Um mundo sem sogras? Enfim, um mundo sem metas.

Alguns motivos pelos quais os homens gostam tanto de mulheres:

● O cheirinho delas é sempre gostoso, mesmo que seja só xampu.
● O jeitinho que elas tem de sempre encontrar o lugarzinho certo em nosso ombro.
● A facilidade com a qual cabem em nossos braços.
● O jeito que tem de nos beijar e, de repente, fazer o mundo ficar perfeito.
● Como são encantadoras quando comem.
● Elas levam horas para se vestir, mas no final vale a pena.
● Porque estão sempre quentinhas, mesmo que esteja fazendo trinta graus abaixo de zero lá fora.
● Como sempre ficam bonitas, mesmo de jeans com camiseta e rabo-de-cavalo.
● Aquele jeitinho sutil de pedir um elogio.
● Como ficam lindas quando discutem.
● O modo que tem de sempre encontrar a nossa mão.
● O brilho nos olhos quando sorriem.
● Ouvir a mensagem delas na secretária eletrônica logo depois de uma briga horrível.
● O jeito que tem de dizer "Não vamos brigar mais, não..."
● A ternura com que nos beijam quando lhes fazemos uma delicadeza.
● O modo de nos beijarem quando dizemos "eu te amo".
● Pensando bem, só o modo de nos beijarem já basta.
● O modo que têm de se atirar em nossos braços quando choram.
● O jeito de pedir desculpas por terem chorado por alguma bobagem.
● O fato de nos darem um tapa achando que vai doer.
● O modo com que pedem perdão quando o tapa dói mesmo (embora jamais admitamos que doeu).
● O jeitinho de dizerem "estou com saudades"...
● As saudades que sentimos delas.
● A maneira que suas lágrimas tem de nos fazer querer mudar o mundo para que mais nada lhes cause dor.

o belo é necessário

"Neste mundo o lindo é necessário. Há mui poucas funções tão importantes como esta de ser encantadora. Que desespero na floresta se não houvesse o colibri! Exalar alegrias, irradiar venturas, possuir no meio das coisas sombrias uma transmudação de luz, ser o dourado do destino, a harmonia, a gentileza, a graça, é favorecer-te. A beleza basta ser bela para fazer bem. Há criatura que tem consigo a magia de fascinar tudo quanto a rodeia; às vezes nem ela mesmo o sabe, e é quando o prestígio é mais poderoso; a sua presença ilumina, o seu contato aquece; se ela passa, ficas contente; se pára, és feliz; contemplá-la é viver; é a aurora com figura humana; não faz nada, nada que não seja estar presente, e é quanto basta para edenizar o lar doméstico; de todos os poros sai-lhe um paraíso; é um êxtase que ela distribui aos outros, sem mais trabalho que o de respirar ao pé deles. Ter um sorriso que - ninguém sabe a razão - diminui o peso da cadeia enorme arrastada em comum por todos os viventes, que queres que te diga? é divino." 
( em ‘Os Trabalhadores do Mar’)

dores e alegrias

"...Não passam as dores, também não passam as alegrias.
Tudo o que nos fez feliz ou infeliz serve para montar o quebra-cabeça da nossa vida, um quebra-cabeça de cem mil peças.
Aquela noite que você não conseguiu parar de chorar, aquele dia que você ficou caminhando sem saber para onde ir, aquele beijo cinematográfico que você recebeu, aquela visita surpresa que ela lhe fez, o parto do seu filho, a bronca do seu pai, a demissão injusta, o acidente que lhe deixou cicatrizes, tudo isso vai, aos pouquinhos, formando quem você é. Não há nenhuma peça que não se encaixe.
Todas são aproveitáveis. Como são muitas, você pode esquecer de algumas, e a isso chamamos de “passou”.
Não passou.
Está lá dentro, meio perdida, mas quando você menos esperar, ela será necessária para você completar o jogo e se enxergar por inteiro."

mulheres maravilhosas

Nada mais contraditório que ser mulher...
Mulher que pensa com o coração,age pela emoção e vence pelo amor.
Que vive milhões de emoções num só dia
e transmite cada uma delas num único olhar.
Que cobra de si a perfeição e vive arrumando
desculpas para os erros daqueles a quem ama.
Que hospeda no ventre outras almas,dá a luz e
depois fica cega,diante da beleza dos filhos que gerou.

Que dá as asas,ensina a voar mas não quer ver partir os pássaros,
mesmo sabendo que eles não lhe pertencem.
Que se enfeita toda e perfuma o leito,
ainda que seu amor nem perceba mais esses detalhes.
Que como uma feiticeira transforma em luz e
sorriso as dores que sente na alma, só pra ninguém notar.
E ainda tem que ser forte,pra dar os ombros para quem neles precise chorar.
Feliz do homem que por um dia souber entender
a Alma da Mulher...
(Ramilton)

as pessoas

"as pessoas falam coisas, e por trás do que falam há o que sentem, e por trás do que sentem há o que são e nem sempre se mostra. Há os níveis-não-formulados, camadas imperceptíveis, fantasias que nem sempre controlamos, expectativas que quase nunca se cumprem, e sobretudo emoções. Que nem se mostra."
(Caio Fernando Abreu em Natureza Viva)

oração

"Ensaia um sorriso
e oferece-o a quem não teve nenhum.
Agarra um raio de sol
e desprende-o onde houver noite.
Descobre uma nascente
e nela limpa quem vive na lama.
Toma uma lágrima
e pousa-a em quem nunca chorou.
Ganha coragem
e dá-a a quem não sabe lutar.
Inventa a vida
e conta-a a quem nada compreende.
Enche-te de esperança
e vive á sua luz.
Enriquece-te de bondade
e oferece-a a quem não sabe dar.
Vive com amor
e fá-lo conhecer ao Mundo."
(Mahatma Gandhi)

Comentários